
Eu e a Nathalia criamos juntas alguns exercícios do nosso desafio de Meditação #AUMGOSTO, mas outros nós criamos independente mesmo.. e esse foi o exercício que ela criou para o dia 5 e está maaaaaravilhoso!
O post a seguir é dela e está publicado no Svastha!
Meditação não é mais uma coisa pra se colocar na sua checklist de coisas à fazer do dia. Meditação é o seu momento de pausa. Onde você finalmente pode respirar e se conectar com você mesma. Perguntar pra você mesma: Como estamos hoje?. Ouvir à resposta, e genuinamente se interessar em ajudar. E às vezes essa ajuda pode ser só um afago. Um auto-afago. Pausar. Respirar.
Visão: Férias por favor!
A visão é o sentido que mais usamos. E vamos ser sinceros: sobrecarregamos! Por mais que você não tenha nenhum problema de visão é bem provável que sinta uma certa tensão na região dos olhos.
Nossos olhos não foram feitos para olhar para perto durante longos períodos. Eles precisam de olhar para longe. Nosso estilo de vida trás nossa visão para perto o tempo todo: livros, celular, computador.
Além disso eles também precisam de variação de luz, em todo o seu espectro. Desde a luz do sol até o escuro total. O que na prática não acontece por que passamos o dia dentro de casa com luzes artificiais (dia e noite) e quando finalmente saímos para andar no sol, nos escondemos atrás do óculos de sol. O que nos deixa cada vez mais sensíveis à luz.
Você pode ajudar seus olhos descansar olhando para longe sempre que possível. Olhar o pôr do sol. Dar um intervalo olhando pela janela ou para às nuvens (volte a ser criança, essa nuvem tem formato do que?.
Tentar ficar mais ao ar livre sem óculos de sol. Treinar a sua visão noturna. Tomar banho e/ou comer no escuro. Fazer compressa de água gelada nos olhos ao final do dia.
Paladar: Romper hábitos e trazer novos sabores
Apesar de comermos todos os dias, o quanto realmente estamos prestando atenção nos sabores? Tendemos a formar hábitos alimentares (bons e ruins). Temos pouca variedade de temperos e ingredientes no dia a dia.
Uma dica de como estimular o paladar é tentar cozinhar com os ingredientes da estação e tentar explorar novos temperos e ingredientes. Invés de ficar sempre nas mesmas combinações.
Tem um app que eu AMO pra receitas que se chama Kitchen Stories. Ele é gratuito e calcula as proporções de ingredientes na receita se você quiser cozinhar para mais ou menos pessoas.
Audição: Poluição sonora
Outro sentido que está sobrecarregado. Não tanto pelo estilo de vida, embora também influencie (uso de fones de ouvido com música alta – quem nunca tentou “calar” o ruído externo colocando a música nas alturas!?).
Mas aqui o principal fator são os barulhos inerentes à vida urbana. Para evitar danos à sua audição o ideal seria que os níveis ficassem abaixo de 70db. O que não significa que 70db é bom, principalmente quando se mantém ao longo de todo o dia e noite.
Resolvi matar a minha curiosidade. Baixei um app chamado NoiseGate para medir a poluição sonora aqui em casa (à noite). O resultado: 73.63 dB. Bateu um certo desespero aqui misturado com “me levem para as montanhas!!”.
Eu inicialmente ia falar sobre formas positivas de usar sua audição pra te trazer pro agora, mantras, músicas (fiz uma playlist), mas estou chocada. Procurem fontes de silêncio! Se não for possível tentem diminuir um pouco o ruído externo com protetores auriculares.
Tato: Sua primeira forma de comunicação
A pele é o nosso órgão mais antigo e sensível. Recobre todo o seu corpo e é a sua primeira forma de comunicação com o meio externo. Como fisioterapeuta e massoterapeuta, sou super suspeita para falar, mas o tato é um dos sentidos mais incríveis que nós temos. Um tanto quanto negligenciado. Mas absolutamente incrível.
Através do toque você consegue transmitir emoções, sentimentos. O tato pode ser usado como ferramenta de cura. Quando você toca algo sua atenção vai imediatamente para aquilo. O tato te ajuda a se perceber no tempo e no espaço, ajudando você a ajustar sua auto-imagem.
Já percebeu que mesmo de olhos fechados, se alguém te tocar você sabe exatamente quem está te tocando (se você conhece a pessoa, claro), qual a intenção por trás daquele toque, o que a pessoa está sentindo ou tentando transmitir.
Quando foi a última vez que você tocou seu corpo com gentileza, com amor?
Olfato: O esquecido
Outro sentido relativamente negligenciado. Principalmente para quem vive em cidades grandes. Nós só nos damos conta dos cheiros quando eles são muito desagradáveis ou quando é comida e estamos com fome.
Uma dica maravilhosa para usar esse sentido à sua vida de forma positiva, para além do cheiro de comidinhas gostosas é o uso da aromaterapia. Os óleos essenciais são uma forma maravilhosa e terapêutica de trazer a natureza pra perto de você. Eles tem um efeito terapêutico incrível para a mente, são aliados incríveis na meditação e na luta contra depressão e ansiedade.
Também podem ser usados de forma tópica ou ingeridos, desde com indicação de um aromaterapeuta. Afinal todos os seus órgãos tem receptores aromáticos. Então os benefícios dos óleos essenciais vão muito além do olfato
Propostas de exercícios do dia!
Você não precisa fazer todos os exercícios à seguir, você pode escolher 1 ou 2. Não tenha medo de adaptar e criar o seu próprio ritual.
A idéia de hoje é tirar um tempo para você. Fazer um ritual de auto-cuidado. Auto-amor. Se olhar. Se tocar. Se amar. Inspira profundamente. Perceba o que seu corpo precisa. O que ele está te implorando pra fazer.
👀Proposta de exercício 1💆♀️
- Em uma vasilha coloque água gelada com algumas pedrinhas de gelo.
- Molhe uma toalha pequena nela. Tire o excesso de água.
- Em um quarto escuro, deite-se e coloque essa toalha gelada sobre os seus olhos fechados.
- Descanse. Aproveite esse tempo para respirar fundo. Sentir o seu corpo.
👅👃Proposta de exercício 2🍉🍇🍒
- Prepare um prato de frutas ou comidinhas que não façam muita sujeira.
- Apague as luzes. Vende seus olhos.
- Coma a sua comida com os olhos vendados. Seu foco é apenas sentir o sabor. A textura. O cheiro.
🧘🏽♀️🧖🏼♀️Proposta de exercício 3💆♀️💫
- Faça um escalda pés com sal grosso, algumas ervas (lavanda, manjericão, gengibre, alecrim, …) e/ou óleos essenciais.
- Durante o escalda-pés sinta o seu corpo. Esteja presente.
- Quando a água esfriar faça uma massagem nos seus pés. Coloque gentileza e amor no seu toque
🧖🏼♀️💆♀️Proposta de exercício 4🧖🏼♂️💆♂️
- Prepare uma máscara facial com argila e alguns óleos essenciais (se tiver). Caso não tenha óleos essenciais em casa, faça um chá e invés de misturar a argila com água, misture com esse chá.
- Fique com a argila no rosto por aproximadamente 15 minutos e retire a argila.
- Faça uma massagem. Um carinho no seu rosto. Ame o seu rosto. Ame a sua pele. Agradeça.
