Doar e Receber
É muito difícil acharmos o ponto de equilíbrio que é saudável para nós entre esses dois movimentos.
É comum darmos demais e recebemos de menos, ou darmos de menos e recebermos de menos também. E isso pode se manifestar em diversas áreas da vida e de diversas formas: às vezes não sabemos cobrar pelo nosso serviço, muitas vezes por não sabermos nos valorizar, e a longo prazo acabamos nos sentindo exaustos e/ou explorados; às vezes não sabemos dizer não para um parente, parceir@ ou amig@, e vamos nos doando e não sentimos que o movimento é recíproco.
Muitas vezes não sabemos receber: amor, dinheiro, dedicação, tempo.. e para não entrar em contato com essa nossa sombra, criamos uma máscara de quem só doa, ou quem só sabe cobrar. Ou não sabemos dar, e aí nos isolamos dos outros.
Merecimento
Muito do nosso inconsciente é moldado pelo que percebemos na nossa infância, principalmente pelo convívio familiar e escolar da primeira infância. E por vezes, essas interações nos marcam de uma forma que não nos achamos merecedores, ou que não valemos a pena o amor do outro. Nem sempre é fácil perceber essas impressões em nós mesmos. Muitas vezes precisamos repetir esse comportamento várias vezes para começarmos a identificar crenças desse tipo.
Uma árvore só existe. Ela não pensa se é merecedora de água ou luz. Ela só existe e segue a vida dela fazendo o que pode com as condições que a cercam.
Exercício:
Reflita sobre esses questionamentos. Esteja num ligar tranquilo, que te facilita estar presente:
- Onde você mais doa do que recebe?
- Onde você mais pede do que dá?
- Onde ou para quem você não consegue dizer não? O que isso te faz sentir?
- Onde você passa por cima de você para fazer pelos outros?
- Onde você cobra do outro e por que? O que você sente que te falta?
- O que te mantém num lugar que você sente que não recebe o que merece?
- Você sabe receber presentes?
- Você afasta as pessoas/se afasta delas quando elas se doam para você (com amor, com tempo, dinheiro, etc)?
- Você se sente merecedor@ de amor, carinho, cuidado, dinheiro, oportunidades, etc? Ou toda vez que alguém te dá essas coisas você sente que precisa retribuir de alguma forma?

