Relicário De Memórias: um mergulho na Criança Interior

Por muito tempo, clientes e outras terapeutas, me pediram um curso que aprofundasse nesse universo da Criança Interior, mas ele é tão grande e profundo, se manifesta de uma forma tão singular para cada um, ao mesmo tempo que com características tão compartilhadas, que eu não conseguiria criar um espaço para esse mergulho, que não fosse nesse formato vivencial, que tivesse a parte da terapia e a parte da teoria em uma roda de conversa, quase que ao mesmo tempo.

Assim, através de encontros online com exercícios práticos e vivenciais + conversas, sinto que consigo esparramar melhor o que eu sei sobre o caminho de cura da Criança Ferida, que é tão “mãos a massa” e único de cada história e contexto.

O que é a Criança Interior e por que ela é tão importante na nossa vida adulta?🌈

A nossa Criança Interior é nosso Relicário! Onde mora as partes de nós e da nossa história que tem um valor imenso pra nós, a essência que compõe nossa personalidade e, também, o que nos moldou como somos.

Mas outras coisas compõem nossa personalidade, principalmente nossas dores não olhadas, e a infância é o chão que dá base pro resto da nossa vida.

Só somos o que somos, porque passamos pela infância que passamos, porque nossos pais são como são. Por isso é tão importante olhar e acolher nosso passado e a nossa perspectiva sobre ele. A nossa perspectiva sobre o que nos aconteceu diz muito sobre esse universo interno e sobre como entendemos a nossa realidade fora de nós.

A gente olha o mundo uma vez só, durante a infância. O resto é lembrança.
Louise Glück

Todos nós temos traumas que deixam cicatrizes psíquicas, e as vezes até físicas. Não precisa pensar que trauma é sempre algo “gigantesco e absurdo” que aconteceu. Trauma é tudo que afasta a gente de quem realmente somos. E isso por si só já é gigantesco.

Ele não é o(s) evento(s) em si, mas todos os sintomas físicos e psíquicos que se desenvolvem a partir do que não conseguimos processar sobre esse evento estressante.

Todos temos frustrações que ainda carregamos, sentimentos que se tornaram grandes demais porque nos sentimos sozinhos lidando com eles, desamparos importantes, sensação de não termos sido vistos pelos nossos pais, incompreensão, invalidação, insuficiência.. etc

🌈 assista a primeira aula de introdução do Relicário💜

e entenda melhor a proposta do curso!

Até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir a sua vida e você chamará isso de destino.
Carl Gustav Jung

Os traumas podem ser tantos!

A Criança Ferida tem suas perspectivas, e quando permanece incompreendida, ela ofusca a luz e o acesso a parte saudável da Criança Interior, com comportamentos e mecanismos de sobrevivência a essas dores do passado. Ela é instinto puro de sobrevivência. Adaptação emocional a flor da pele para sobreviver as adversidades da infância. Fez tanto isso que se acostumou com a armadura que teve que vestir, e muitas vezes, nem percebe.

Quando o trauma é o piloto do carro da nossa vida, a Criança Interior (ferida) mais reage do que age, mais sobrevive do que vive. E inconscientemente, ela busca repetir padrões doloridos na esperança de agir diferente e mudar o final da história ou porque entendemos que aquilo é amor e familiar. E assim acabamos revivendo situações que nos trazem o mesmo contexto emocional doloroso que reforçam o trauma e a verdade que ele representa.

Ela é uma sobrevivente, mas hoje esses mecanismos de sobrevivência não a ajudam mais, e com consciência, ela pode ter ferramentas que a ajudem escolher e agir diferente.

🌈 Para quem é esse mergulho? 💜


👇 O que as alunas estão dizendo sobre o Relicário?

👇 Perguntas Frequentes