
Forças opostas complementares – Yin e Yang
Yin e Yang são conceitos do taoismo (filosofia chinesa) que abordam a dualidade de tudo que existe no universo, a origem de todas as coisas e para onde tudo se destina. Porém, essas energias são opostas complementares e o saudável é buscar o equilíbrio entre elas.
O Yin (a cor preta do símbolo) é o princípio feminino, como a lua, a introspecção, a receptividade, passividade e o acolhimento. O Yang (a cor branca do símbolo) é o princípio masculino, como o sol, a impulsividade, a reatividade, e a força de início.
Todos nós precisamos das duas energias, horas precisamos ser mais Yang e outras mais Yin, mas de uma forma ou de outra, o equilíbrio entre elas é necessário.
Nos questionamentos do Dia 3 abordamos bem a necessidade do equilíbrio entre essas duas forças, mas pela perspectiva da Astrologia (Lua em Áries).
Exercício
Meditação guiada
Como o Aumgosto tem focado muito nas energias lunares e na energia Yin, a proposta do desafio do dia 12 nesse dia dos pais é se reconectar com a força Yang saudável dos homens da linhagem do seu pai! Vamos misturar um pouco de PNL e Constelação Familiar numa meditação guiada? Vamos!
Preparei um vídeo com a meditação guiada (fim da página), mas se você preferir, pode ler também:
Posicione-se de forma confortável (sentad@ ou deitad@), e foque na sua respiração. Perceba o ar entrando e saindo, perceba seus pulmões enchendo e esvaziando. Perceba o peso do seu corpo sobre o chão, sinta sua coluna alinhada..
Escolha um conflito que tem te tirado a paz ultimamente, que você não sabe como resolver, ou que até tenha te deixado sem ação. Se permita mergulhar nesse conflito e sentí-lo no corpo. Onde/como você o percebe? Não tenha pressa! Fique presente!
A partir de agora, sua imaginação é sua melhor amiga. Não racionalize..
Guarde seu conflito em uma caixinha e desassocie dele. Agora, a sua frente, seu pai aparece para você. Se conecte com a força do seu pai, a parte guerreira dele, que vence obstáculos, sua energia de início. Não tenha pressa! Viva esse encontro!
Quando estiver pronto, siga em frente e a figura de seu avô vai aparecer para você. Se conecte com essa força do pai do seu pai, mesmo que você não o tenha conhecido. Se conecte com essa energia de impulso.
Atrás de seu avô, se forma uma fila com todos os homens da sua linhagem masculina. Se conecte com todos eles, sinta essa força que corre na família desde o início da história. Se permita mergulhar nessa energia, sem correrias! Esteja presente! Imagine essa energia te vestindo como uma roupa que vai te acompanhar todos os dias.
Quando se sentir pront@, se despeça de todo mundo e agradeça essa energia, que também é sua! Ela está em você! Volte para a caixa onde você guardou seu conflito lá no início da meditação e abra a sua caixa. Agora que você veste essa roupa tão Yang, olhe para o seu conflito e veja quais soluções te veem!
Quando já tiver suas respostas, se espreguice, mexa o corpo e abra os olhos bem lentamente.
Compartilhe com a gente a sua experiência!
